🙏 3º Diálogo com meu amigo Alsibar

🙏 3º Diálogo com meu amigo Alsibar

Aramisio: Só uma pergunta rápida... Sobre o silenciar da mente... há muitas afirmações de que o silenciar da mente não tem nada a ver com os ruídos externos, e que o mesmo pode acontecer com ou sem esses ruídos, isso é possível mesmo?

Alsibar: A mente silencia naturalmente. Nao quer dizer que ela estará SEMPRE silenciosa, não. Haverá sim momentos de profundo silêncio. E esse silêncio não depende de fatores externos. Você pode estar num shopping com a mente totalmente sileciosa.

Alsibar: Mas , em geral, você NÃO percebe o silêncio. Só uma vez ou outra. Então, de fato, você deixa de perceber tanto o silêncio Quanto o barulho (pensamentos) isso é o que os grandes mestres chamam de não-dualidade ou equanimidade.

Alsibar: Porque  você não vai mais se abalar nem com o barulho (pensamentos), nem se apegará à ausência dos mesmos (silêncio). Então, automaticamente você estará livre do conflito.

Alsibar: Só mais uma coisa: Todo esse esclarecimento é só pra você entender uma coisa: Qual é o campo de atuação do ego?  Como ele age? Como se esconde e se camufla? E ao aprender suas limitações, vai poder se livrar realmente dele.  O campo de atuação do ego é pensamento e desejo. Quando pensamento e desejo cessam, você automaticamente se livra desse campo egoico. Então: pensamento, desejo, busca, ação = ao EGO desaparecem.

Aramisio: Pois é, mas o difícil, na verdade, é ficar sem desejo e pensamentos, rs

Alsibar: Silêncio, vazio, quietude tudo isso está fora do campo egoico E só fora do campo egoico é que a Eternidade, o Sem-tempo se manifesta.

Alsibar: Acho que você ainda não entendeu. Não é parar totalmente de pensar e desejar. Deixar de desejar algo que está fora dos seus limites.

Alsibar: Que é a Iluminação? É compreender que o desejo do ego por mais que tente não poderá alcançar o Imponderável.

Aramisio: Porque, na verdade, toda a nossa vida gira em torno de pensamento e desejo, bons ou ruins.

Alsibar: Sim. E continuará. Mas isso no CAMPO PRATICO da vida, no campo concreto. Esses desejos e pensamentos são limitados a esfera concreta, do cotidiano, trabalho, família, relacionamentos, sobrevivência, estudos etc. Mas no campo do Impensável, Aí não. Aí a mente só pode chegar quando silencia. Quando se aquieta.

Aramisio: Por exemplo, a iluminação é uma coisa excelente, mas não deve ser desejada.

Alsibar: É outro paradoxo se você a deseja você a perde. Então você  passou a vida toda desejando a, assim como eu, mas aí de repente vem aquela luz... Alguém te diz: ei...Alsibar: Pare de desejar

Aramisio: Distinguir e entender essa linha divisória, é que é complicado.

Alsibar: Porque você não pode desejar o que esta além de todos  os desejos e pensamentos. Aí você de repente pensa: opaaaa, talvez seja verdade! Afinal passei uma vida desejando e nunca consegui... Vou testar esse novo caminho!

Alsibar: Então pela primeira vez na vida você PARA tudo e ao parar TUDO: ação, desejo, esforço, práticas... De repente você a 'encontra' Ou melhor, ela encontra você.

Alsibar: Tudo isso foi ensinado pelos grandes mestres do passado, mas foi esquecido ou deturpado ao longo do tempo. Veja essa sentença famosa da Bíblia: 'Aquietai-vos e sabei que Sou Deus!".  Todos grandes mestres do passado pregavam a quietude, a paz... O isolamento interior. Lembra qual o Salmo?

Aramisio: Salmos 46:10 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”

 Alsibar: Então, Tudo que estou apontando é só pra uma coisa: Como Encontrar essa QUIETUDE? Falado na Bíblia Jesus disse no Quinto Evangelho: Se perguntarem qual o sinal do Pai em vós dizeis: É movimento e repouso ao mesmo tempo. Então, estou apontando pra esse repouso, que Jesus cita.

Aramisio: Qual é esse quinto evangelho? Rs

Alsibar: Evangelho de Tomé.

Alsibar: Procura a tradução do Humberto Rohden. No REPOUSO DO EGO encontra-se o MOVIMENTO DIVINO!

Aramisio: Esse eu ainda não conheço bem, rsrs

Alsibar: Talvez esteja na hora, de encontrar o repouso interior!

Aramisio: Sim, com certeza. Tudo isso é o nosso maior "desafio" (se é que podemos chamar assim), de vida.

 Alsibar: Sim. Mas não é algo que você precise fazer ou realizar. Acho que você tá impaciente, rs. Vá com calma. Primeiro entenda, compreenda.

Aramisio: Pois é, seria mais fácil se eu pudesse fazer.

Alsibar: Veja a lógica e a Verdade do que apontei: Isso é o ego. O ego aprendeu a fazer, produzir, causar, conquistar, realizar. Ele não conhece outra forma. Quer sentir-se seguro. O ego é o medo. Ele nega a fé, a entrega e a rendição. Porque ele quer sempre estar no controle.

Aramisio: A impaciência seria pela demora, e a demora seria pelos equívocos nas buscas.

Alsibar: E porque a demora? É culpa de Deus?

Aramisio: Não

Alsibar: Ou do ego que não quer se entregar? Que é teimoso, medroso e controlador?

Aramisio: Creio que a culpa não é de ninguém, tudo acontece ao seu tempo.

Alsibar: Sim... tudo tem seu tempo, mas você não sabe o seu. Só Deus sabe do nosso tempo.

Aramisio: Não, não sei. Ainda bem que somos eternos.

Alsibar: Cristo veio novamente pra reforçar a mesma mensagem de dois mil anos atrás. Porque será que ele veio, em sua opinião?

Aramisio: Veio para retificar a mensagem dele que foi deturpada pelas religiões.

Alsibar: Isso. Quem deve abrir o coração pra Luz Divina, pra JESUS? É você ou ele? Em outras palavras...

Aramisio: Eu

Alsibar: Se tem uma hora certa pra porra abrir. Porque ele bate? Não seria o caso de esperar que um dia talvez você abrisse?

Aramisio: Pois é, por que?

Alsibar: Rs. Porque ele espera que você abra. Só isso.

Alsibar: Se você não abrir, ele não entra.

Aramisio: Sim, a porta está trancada por dentro.

Alsibar: Exato Amigo. E só você pode abri-la

Aramisio: E às vezes não se consegue abrir em uma só vida aqui na terra

Alsibar: Às vezes .... dependendo da dureza do coração (ego), não.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário