🙏 O que é a Verdade?

🙏  O Que é a Verdade?

Parafraseando Heráclito, podemos dizer que somente estando prontos para receber o inesperado poderemos avançar para uma possível verdade – e o inesperado está necessariamente no novo, não no que já é conhecido(Heráclito ou Heráclito de Éfeso, viveu aproximadamente 540 a.C. - 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética".)

Portanto, para que conheçamos ou cresçamos no conhecimento da verdade, precisamos estar dispostos a explorar o desconhecido. Só que aqui temos um problema, o desconhecido é amedrontador. A maioria de nós não evolui no conhecimento, por medo do que possa encontrar no desconhecido. Pois isso é um quebra de paradigma.

Pilatos perguntou a Jesus: “O que é a verdade”? Essa pergunta crucial, de certa forma, permanece até hoje sem resposta, principalmente no que se refere ao sentido absoluto. O que é verdade para uns, não o é para outros.  Mas de uma coisa podemos ter certeza, a verdade liberta. Não há mínima possibilidade de alguém alcançar a verdadeira liberdade, a não ser na verdade.  Mas o que é a Verdade?  De uma forma superficial, a verdade é a ausência da mentira, é  a propriedade de estar conforme com os fatos ou a realidade.  Mas onde é que a mentira termina para que a verdade comece? E ninguém pode ser feliz a não ser pela verdade, pois a mentira escraviza e adoece a alma. 

A palavra verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões acerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

O primeiro problema para os filósofos é estabelecer que tipo de coisa é verdadeira ou falsa, qual o portador da verdade (em inglês truth-bearer). Depois há o problema de se explicar o que torna verdadeiro ou falso o portador da verdade. Há teorias robustas que tratam a verdade como uma propriedade. E há teorias deflacionárias, para as quais a verdade é apenas uma ferramenta conveniente da nossa linguagem. Desenvolvimentos da lógica formal trazem alguma luz sobre o modo como nos ocupamos da verdade nas linguagens naturais e em linguagens formais.

Para Nietzsche, por exemplo, a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Daí seu texto "como filosofar com o martelo".

Mas para a filosofia de René Descartes a certeza é o critério da verdade.

Quem concorda sinceramente com uma frase está se comprometendo com a verdade da frase. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.

Há ainda o problema epistemológico do conhecimento da verdade. O modo como sabemos que estamos com dor de dente é diferente do modo como sabemos que o livro está sobre a mesa. A dor de dente é subjetiva, talvez determinada pela introspecção. O fato do livro estar sobre a mesa é objetivo, determinado pela percepção, por observações que podem ser partilhadas com outras pessoas, por raciocínios e cálculos. Há ainda a distinção entre verdades relativas à posição de alguém e verdades absolutas.

Os filósofos analíticos apontam que a visão relativista é facilmente refutável.

A refutação do relativismo, segundo Tomás de Aquino, baseia-se no fato de que é difícil para alguém declarar o relativismo sem se colocar fora ou acima da declaração. Isso acontece porque, se uma pessoa declara que "todas as verdades são relativas", aparece a dúvida se essa afirmação é ou não é relativa. Se a declaração não é relativa, então, ela se auto-refuta pois é uma verdade sobre relativismo que não é relativa. Se a declaração é relativa, conclui-se que a declaração "todas as verdades são relativas" é uma declaração falsa.

Por outro lado, se todas as verdades são relativas, incluindo a afirmação de que "todas as verdades são relativas", então, o interlocutor não é obrigado a crer na afirmação. Ele é livre para acreditar, inclusive, que "todas as verdades são absolutas"

Tipos de verdade

A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos (desejo de crer que algo seja verdade), e confirmada por equações matemáticas e linguísticas formando um modelo capaz de prever acontecimentos futuros diante das mesmas coordenadas.

Verdade materialé a adequação entre o que é e o que é dito. Verdade formalé a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos". É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.

Sofisma é todo tipo de discurso que se baseia num antecedente falso tentando chegar a uma conclusão lógica válida. (Wikipédia)

A verdade, porém, continuará a ser verdade, independentemente do vosso nível de compreensão.

A verdade continua sendo a verdade independente de eu crer nela ou não. ... se o que eu creio não for a verdade a minha crença não fará com que o objeto do meu crer, seja verdade.

Significa que é ilógico basear a nossa crença (ou incredulidade) acerca de qualquer tema, numa realidade estática.

A verdade suprema deve ser encontrada dentro de nós, mas o estudo de uma variedade de fontes de informação ajuda você a despertar e lembrar sua verdade interior.

Quanto mais você se instruir, mais compreenderá de onde tudo vêm e mais óbvias se tornarão as coisas e aí você começará a ver as ilusões por todos os lados. Você precisa saber da verdade, procurar a verdade, e a verdade te libertará. A verdade é uma só, mas é como um diamante tem inúmeras facetas. Cada ser humano enxerga a faceta que for capaz de compreender no momento atual. O problema é que as pessoas acham que uma só faceta é verdade completa. 

[Nota: Quero colocar aqui muito mais sobre a verdade. Se você estiver disposto, podemos juntos adentrar o desconhecido, explorar novos horizontes e alcançar muito mais da verdade...]

 Se você tiver disposição, curiosidade e vontade bastante, quero te desafiar aqui, para colocar em debate, (no comentário abaixo), uma verdade que você entende por absoluta, e então vamos checá-la juntos para nos certificarmos se de fato ela é absoluta, ou não. Você, como eu, pode ser surpreendido.  

 ================

Um grande pensador asiático disse: “Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o.”

 

E Conhecereis a Verdade, e a Verdade Vos Libertará, aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário