🙏 O Engano do EGO

                                 A verdade não revelada sobre o Eu/ Ego                              O Engano do EGO

Quando tratamos do coração e para melhor entendimento é bom considerarmos, no mínimo e metaforicamente três corações. O coração físico, que não é o nosso tema por ser assunto da ciência médica, o coração do Eu ou da consciência humana, que é o mesmo Ego, e o coração da alma ou da Consciência Divina em nós. Há muita confusão, até mesmo por psicólogos famosos, que o Eu e o “Ego”  é a mesma coisa, mas isso não é verdade. O “Eu” foi criado por Deus, para individualizar o sujeito, pra o proteger; mas o “Ego” foi criado pelos impulsos errados do “Eu”. Vamos ver isso mas a frente.

O profeta Jeremias disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9). “Enganoso é o coração do homem...” nesse texto o coração é equivalente ao Ego ou o coração da consciência humana..

Portanto, coração da consciência humana é o coração do “Eu”; e é também o que foi mencionado por Jeremias na escritura acima. São a composição das camadas do “Ego”.

E o coração da Consciência Divina em nós, este é o coração da alma. E é este último coração pelo qual devemos nos nortear; é dele que vem a intuição divina.

O primeiro é enganoso e corrupto.  O segundo é o coração da alma, com o qual devemos buscar o Reino de Deus. O profeta Jeremias disse mais: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (29.13). O próprio profeta, nesses dois textos trata de dois corações. Claro, com o coração enganoso e corrupto é impossível achar Deus.

É desse coração enganoso que procedem todos o males. Vejamos o que está mencionado na Bíblia em relação aos dois corações:

Coração do Eu:

“Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12.34).

“Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mt 15.8).

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem” (Mc 7.21-23).

 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo” (Hb 3.12).

Coração da alma:

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt 11.29).

 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8).

No texto a seguir vemos a menção dos dois corações: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6.45).

Antes de tudo, é bom salientar que o Eu não é maléfico, ele foi criado para nos dar a individualidade. Qualquer indivíduo que não tivesse o “Eu” não seria uma pessoa seria anormal.

...O “Eu”  faz parte do nosso ser e da nossa personalidade, mas pelo fato dele ter livre arbítrio nas escolhas, ele escolheu “distanciar-se” de Deus, criado camadas de separação entre ele e sua alma e essas camadas (como as camadas de uma cabeça de cebola), é que compõem o “Ego”.

...Cada camada é uma face diferente na qual o Ego se mostra e se expressa. É uma identificação do “Ego”. Assim o homem ficou como que “desconectado” da Fonte do seu ser. Para termos acesso a nossa alma e consequentemente a Fonte Divina Criadora do nosso ser, precisamos romper com todas essas camadas. As camadas do “Ego” e seus desejos e impulsos egoístas precisam ser totalmente dissolvidas.

Diferença entre o desejo do Ego e o desejo da alma...

O coração do EU uma vez corrompido tornou-se o coração do ego. O desejo básico do ego é o desejo de ter, e o desejo da alma é o desejo de ser, isto é, o desejo de se expressar como Essência Divina que é. Desejo de “ser” em si mesmo, não para ser reconhecida... diferentemente do ego, por exemplo, quando o Ego deseja ser, o proposito é para ser reconhecido e prestigiado.

Ele pode desejar ser uma pessoa para ser venerada, aclamada, superiora aos outros, para ser famosa, para ser reconhecida, para ser bem aceita no meio social em que vive, para ser elogiada. O desejo de ser do ego tem motivação e propósitos escusos.

... Já a alma, que é eterna na Fonte da criação, sempre existiu e sempre existirá, como na dimensão dela não há espaço e tempo, então ela sempre é uma com “Eu sou”.

E no processo da nossa vida ela apenas deseja expressar o que sempre é em um eterno presente. Qualquer desejo que não seja o de SER dessa forma ou o de amar ao próximo, é do Ego. Veja bem, quando a alma tem um desejo além do desejo de ser, o seu propósito é abençoar o próximo, e quanto o ego tem um desejo além de ter é de auto engrandecimento. Com esse discernimento fica fácil saber o que é desejo do Ego e o que é da alma.

Um exemplo clássico é o do relacionamento, uma pessoa pode dizer que ama profundamente a outra, mas na verdade pode acontecer é que, o que ela ama é o que a outra pode propiciar a ela.

...Na maioria das vezes o egoísmo é confundido com o amor. Neste caso, não é o amor que está propiciando o prazer do relacionamento e sim o egoísmo. Um cônjuge, ou um amigo, não deve buscar no outro o que o satisfaz, isso seria o puro egoísmo. A proposta deve ser satisfazer e completar o seu parceiro de amizade ou casamento.

...A sua maior missão neste aspecto é completar e satisfazer o outro e não a si próprio. Esse é o princípio fundamental para a sustentação de um relacionamento ou amizade duradouros. Esse ingrediente sempre falta nos relacionamentos que não dão certos.

É muito fácil, sem esse discernimento, confundir desejos do Ego com os desejo nobres da alma, que é o de ser e se expressar e através de nossas ações abençoar o próximo.

...O ego pode ter desejos aparentemente “divinos e altruístas”. Ele pode desejar ser um grande pregador, um grande mestre, um grande filantropo, cujos desejos podem confundir muita gente como desejos, de fato, divinos, mas no fundo é desejo do ego; desejo de ser admirado e reconhecido pelo que faz, desejo de ser diferente da maioria, desejo de se auto realizar, ou até mesmo de ter uma carência própria suprida, por exemplo, se alguém reconhecer que eu estou fazendo alguma coisa boa ao próximo, a minha carência é suprida. Isso é muito sutil, porque não acontece na superfície, e sim nas profundezas do ego. Isso são motivações que ninguém pode ver.  

...Ele é terrivelmente astuto, maquiavélico, enganoso, corrompido,  muito sutil e versátil. Por isso Cristo disse para não se fazer nada para ser visto ou aclamado pelos homens. Nunca deixar a mão esquerda saber o bem que fez a direita.

Uma boa forma de identificar o desejo, se é da alma ou do ego, é procurar saber, sempre, se há alguma importância em alguém saber ou não do bem que fizermos ou fazemos ao próximo. Se houver desejo que outros saibam, então é do ego.

No momento da concepção de uma criança, no exato momento em que a alma é inserida, da parte do criador, nessa criança, é também concebido o Eu, para o processo da individualização do ser.

E a partir do nascimento, e depois, no seu desenvolvimento, o Eu, com seu livre arbítrio, começa fazer suas escolhas que garantam sua própria preservação, manutenção e proteção, com os impulsos de aceitação  e rejeição.

Não haveria nada de errado nisso, desde que não fosse em detrimento a outros. Nesse ponto começa a formação das camadas do Ego e consequentemente a separação da Fonte Criadora (Deus).

E na medida em que essa criança vai crescendo, cresce também o seu distanciamento da Fonte. Quanto mais essa criança aprende, com os ensinamentos recebidos dos pais, escola, sociedade e igreja, mais distante fica da realidade do criador.

E o Ego vai mais e mais se fortalecendo. Isso porque todo o ensinamento disponível por esses meios, são ensinamentos condicionados por crenças dogmáticas e manipuladoras por milênios e milênios.

Enquanto a criança se desenvolve, o ego começa a predominar com a formação de suas camadas. O Eu é a base de sua personalidade humana que dá a ela a individualidade. É a energia de sua consciência humana. É o que a torna única e diferente de todos os demais. O erro está nas camadas de separação do ego.

Para que um buscador, que procura retornar ao estado original da Fonte, o retorno para casa, possa ter sucesso, precisa estar disposto  desfazer essas barreiras das camadas egoisticamente formadas sobre a sua alma. Para viver em plena harmonia com o “Pai Consciência Divina” (Deus). Esse é o desejo e intenção de todo buscador sério.

Há pessoas que nunca alcançam esse desenvolvimento vital em suas vidas, porque os processos mentais e emocionais do seu Ego estão fortemente voltados para o exercício da inteligência e da razão.

 E quando outras pessoas fazem algumas perguntas, bem como: “Como começou a vida? Deus existe? Como esse maravilhoso universo foi criado, de onde viemos ou para onde iremos?

 O Ego cheio de razão e conceitos preconcebidos de incredulidade,  do não buscador, se enche de respostas de sua própria consciência prepotente de que não existe Deus e nem alguma dimensão além daquela com a qual ele pode fazer contato com os seus cincos sentidos. Nada do que inclua a realidade divina.

Por essa razão a alma fica encarcerada nas cadeias mentais e emocionais do ego e a mente humana permanece convencida de que a alma não existe, – e que a dimensão terrena da existência e a força vital física são as únicas realidades.

Quando o propósito mais elevado do homem torna-se o Propósito Divino em ação, o Eu, o núcleo de sua individualidade, é então controlado pela sua alma. O impulso do eu torna-se o verdadeiro defensor e protetor de seu conforto pessoal, – só que dessa vez ele  trabalha inteiramente em harmonia com as diretrizes de sua alma, a qual extrai sua natureza da Realidade Divina.

Com o propósito de conservar a sua individualidade, o Eu deve protegê-lo dos ataques exteriores de qualquer tipo e dar a você o que necessite para prosperar, florescer, crescer e ser feliz. Isso é Divinamente ordenado e não deve ser tratado com desprezo. O Eu constitui um núcleo de “primeira-importância” e muito necessário de consciência da criação, desenvolvimento e crescimento.

Nossos pensamentos e sentimentos humanos, causados pelo ego,  nos separam da comunhão e proteção do Pai Criador e consequentemente nos adoecemos e nos tornamos miseráveis.

Enquanto não encontrarmos uma maneira para superar tudo isso, não conseguimos acessar a Fonte do nosso ser, com tudo que ela tem para nós. Esta Fonte está no profundo da nossa alma. Quando acessamos a nossa alma, temos acesso o Reino de Deus que está dentro de nós, como Cristo disse.

Assim, somos capazes de aceitar que não há “pecado” contra um “Deus” e que não há “pecado” contra outros. O “Ego” pode estar totalmente no controle e fazer coisas reprováveis somente porque a “alma” ainda está adormecida na escravidão das pesadas camadas dos pensamentos e sentimentos ligados unicamente a uma mentalidade condicionada da personalidade distanciada da Fonte.

Assim que a consciência humana é iluminada pela Consciência Divina, tudo que a religião chama de pecado deixa de existir. A consequência de cada ação (chamada de pecado), é simplesmente o retorno da ação praticada. É a colheita da semeadura. O Criador deixou as leis da existência estabelecidas no universo de tal forma a governar cada um dos seres vivos, inclusive nossas ações. Toda ação gera uma reação e essa reação nos afeta de cheio. Na base de tudo, todo “pecado, é contra nós mesmos”.

Quando não há nenhuma iluminação interior proveniente da luz na vida do homem não há possibilidade de persuadi-lo de que ele causou danos a outros. Não há como mostrar a ele uma melhor maneira de viver.

A Luz, nesse caso, está totalmente bloqueada pela consciência do ego. Contudo, o sofrimento que tal pessoa experimentará (uma vez que tudo o que fez aos outros retornará para ela na mesma medida e mais), com o tempo a fará questionar sua existência na existência de Deus e da dimensão divina. E nesse ponto ele pode dar o primeiro passo na jornada do buscador espiritual.

Quando a razão do “ego” se cala, não há mais necessidade de procurar segurança, pois a pessoa está segura. A pessoa sabe que está sustentada, mantida, alimentada, protegida, curada pela Consciência da Vida Divina, pouco importando o que os outros possam vão pensar dela.

 Sua alegria, prazer, felicidade, realização pessoal e contentamento, estão todos dentro dela. Não há necessidade de se defender. Não há necessidade de provar que está certo nos seus argumentos. Não sente necessidade de provar a ninguém. Haverá apenas um sossego e serenidade perene.

 Qualquer falha, qualquer erro que tenha cometido em suas atitudes para com os outros, como resultado de fragmentos do “ego” que possam restar nele, são revelados. Mas não tem medo do autoconhecimento, ao contrário o mesmo é abraçado por ele com amor e gratidão. Essa pessoa descobrirá que o reconhecimento e aceitação das reações humanas negativas nele mesmo, são tão saudáveis quanto sanadores.

Aceitar alegremente e assumir a responsabilidade por qualquer erro que tenha cometido e avaliado de “maneira amorosa”, receberá força para deixá-lo ir.  Isso faz parte da cura.

Esse caminho não é fácil, pois antes de tudo precisa lidar com o Ego e ele não cede fácil, mesmo. Porque se trata de desejo, e é do desejo de proteger e de promover o seu bem-estar pessoal que procedem todos os pensamentos, palavras e atos egoístas.

Tem que desmontar toda estrutura construída pelo Ego, dependendo da idade, por muitos anos. Esse é o caminho, como já disse antes, apertado e solitário. O caminho pelo qual, muitas vezes, se perde os amigos, o prestigio, o status quo, os próprios bens materiais e até mesmo a família.

A porta é estreita, poucos são os que passam por ela, poucos. Para seguir o caminho apertado, primeiro precisa passar pela porta, e como ela é estreita, tudo tem que ser deixado antes, senão não dar para passar. De todas as camadas do Ego precisa ser despido. Depois dessa porta já se trata do caminho iluminado.

Antes dessa porta há uma profunda luta de renuncia do Ego. O Ego nunca quer deixar o “osso”. Ele faz tudo para defender seus “direitos” conquistados ao longo da vida. Faz qualquer coisa para não ser dissolvido. Mas é preciso que isso aconteça, custe o que custar.

Esse processo pode ser chamado de crucificação, morte psicológica; isso para que se tenha uma noção da intensidade da renuncia. Poucas coisas são piores do que esse processo. Por isso muitos desistem da porta estreita e do caminho apertado, preferem a porta larga e o caminho espaçoso, sem renuncia e sem morte, pelo ao menos por enquanto.

Vale muito a pena colocar aqui o que Cristo disse: “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam para a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho” (Mt 7.13,14).

Não precisamos pensar no inferno, do texto acima, como interpreta a teologia cristã, mas seguramente tem a ver com o sofrimento de sensação da separação de Deus causado pelas escolhas erradas, e isso começa aqui. E não existe nada pior para o ser humano do que a sensação da separação de Deus. Essa sensação de separação é o verdadeiro inferno.

    Nas garras do Ego

Mais tarde isso é seguido pela entrada em uma nova dimensão do “ser”. Nada na cena humana terá “importância” como antes. As pessoas criticam você? Anteriormente, a personalidade magnética teria feito você sentir raiva por causa de sua insegurança, sua necessidade impulsiva de parecer perfeito diante de todos, com a finalidade de ganhar aprovação. Se eles não o aprovarem, argumentava o ego, como você sobreviverá? Como será sua vida?

De fato, você não precisa mais de todo o resto. Salvo que você é parte de “todo o resto”, e quando a Luz o preenche você tem uma necessidade impulsionadora de transmitir aos outros tudo o que a CONSCIÊNCIA da VIDA DIVINA derrama em você a cada momento do dia, na medida em que permanece em constante contato com essa bela dimensão dentro de você.

Você já não rejeita a personalidade dos outros, todo mundo é aceitável para você, todo mundo tem necessidade de amor e agora você está cheio de amor para doar. Amar incondicionalmente não é mais uma luta. Ocorre espontaneamente.

Com a paz e a tranquilidade da mente, vem a alegria e a felicidade e um novo sentido de bem-estar juvenil. Os males menores, as doenças crônicas e mesmo as terminais serão removidas e você outra vez entrará em uma nova fase de existência. Cada vez que aprende uma lição, você deixa para trás um pouco da dimensão humana e avança para uma frequência mais elevada de consciência espiritual.

Como se comporta a pessoa que conseguiu se libertar do “ego”?

Tal pessoa está, enfim, totalmente livre do medo. Ela terá a convicção absoluta de que onde quer que vá, estará protegida. Ainda que possa passar por experiências potencialmente perigosas, sairá intacta. Saberá que não tem necessidade de espada ou arma para se proteger. Ela está protegida contra toda eventualidade negativa onde quer que esteja. Ela não temerá a doença, uma vez que sabe que todo recurso incorporado em seu sistema para mantê-la saudável está funcionando plenamente e trabalhando eficazmente.

Ela saberá que nunca precisará “desejar” as coisas de que necessita para uma vida feliz e cômoda. Continuamente louvará e dará graças ao “PAI– VIDA” por todas as coisas já recebidas e por aquelas que receberá no futuro. Ela sabe que será guiada para estar no lugar certo no momento certo. Ela também sabe que pode pedir qualquer coisa que precisar e a resposta virá rapidamente. Porém o pedido procederá de seu centro espiritualmente iluminado e nunca buscará por qualquer coisa egoísta, mas sempre pedirá por coisas dentro do contexto do que será bom para o seu ambiente, comunidade, família e amigos.

Ela terá uma mente aberta, sabendo que a VERDADE é infinita e que mesmo que saiba muitas coisas, sempre há uma dimensão além para explorar. Isso é o que faz a vida tão alegre e cheia de propósito em qualquer dimensão, inclusive nos Reinos Celestiais de consciência.

Você perdoa as tendências de sua mente, de seus pensamentos, palavras e ações porque está no mundo, restringido e cego pelo seu ego. Você luta bravamente para adotar uma maneira mais amorosa de pensar, sentir e reagir a cada experiência, mas enquanto você continuar a ser a única força motora dentro de sua consciência, o ego finalmente vencerá.

Como você reagiria se alguém entrasse em sua casa e a demolisse? Você o perdoaria imediatamente por causa de sua profunda compaixão pelas enormes inseguranças de sua vida? Porque você sabe que não há perda quando pode obter tudo de novo do “Pai”? Você poderá fazer isto quando tiver se unificado com a Consciência Divina.

 Como você reagiria se alguém caluniasse você publicamente e tentasse destruir seu bom nome? Você seria capaz de sorrir afetuosamente, pacificamente e sinceramente abençoar esta pessoa? Você será capaz disso quando entrar na dimensão de AMOR e de PAZ, porque não haverá mais nenhum ego em você para combater qualquer difamação.

Você verá o difamador claramente e entenderá o impulso que o  leva a causar dano a outra pessoa. Além disto, seu bom nome não importará mais. Você estará em alegre harmonia com sua Fonte de vida e isto abrirá perspectivas de uma vida tão plena que revelará que todas as coisas inferiores não têm nenhuma importância: são meras ilusões negativas.

Você consegue suportar que lhe apontem suas pequenas inadequações e aceitá-las sem precisar puxar uma capa de proteção à sua volta, a capa de explicações e desculpas?

Quanto mais você conseguir superar seu ego, menos suas inadequações o aborrecerão. Você aceitará a correção com graça e amor e decidirá fazer o melhor no futuro. Isto é a verdadeira  evolução espiritual.

Ficamos por aqui, muita paz e luz para o teu coração!  Até o próximo!

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário