🙏 Uma pergunta que a teologia não pode responder

 🙏

A questão da pergunta é a seguinte: Se toda mazela, doença, dor e morte vieram como consequência do pecado, e se Cristo levou na cruz todo o pecado; então por que continuamos sujeitos a toda espécie do dor e doença?

Sobre a pergunta acima: Se Cristo tivesse removido, de fato, a causa dessas mazelas, então, não estaríamos mais sujeitos a elas, essa não é a lógica simples de entender? Por 40 anos busque dentro da teologia a resposta, mas não encontrei. Teria que negar o “levar dos nossos pecados na cruz” ou negar todas as nossas mazelas. Só que essa última realidade não se pode negar. Está presente em toda a sociedade, em toda a história, em toda boa família e em toda pessoa. Como se poderia negar essa realidade!?

Resposta

O Criador deixou, ao criar o universo, leis da existência que não podem ser quebradas sem que haja consequências. Nem o próprio Criador quebraria e ele jamais faria tal coisa. Portanto, em relação à 1ª questão, se Cristo tivesse morrido para pagar a nossa dívida uma lei estaria sendo quebrada. Qual lei? A lei de causa e efeito, da semeadura. A ciência já provou que toda ação tem uma reação; e a Bíblia também afirma isso. Dentre várias referências vou colocar aqui só 5:  “Segundo eu tenho visto, os que lavram a iniquidade e semeiam o mal, isso mesmo eles segam” (Jó 4.8).    
“Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio” (Pv 22.8).  “Porque semeiam ventos e segarão tormentas...” (Os 8.7  ) “pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas” (Cl 3.25). “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gl 6.7).

Como se percebe claramente, que, para sustentar essa teoria, (a de que Cristo levou sobre si o nosso pecado, ou tudo de mal que fizemos ou fizermos) a lei da semeadura ou da ação e reação, teria que ser quebrada pelo próprio Deus, e isso seria inconcebível. Pois teríamos semeados nossos males, mas quem teria colhido seria Cristo, isso não bate com o contexto das leis universais da existência, de Deus. O exemplo de mais uma dessas leis é a da gravidade.

Seria muito fácil cometer neste mundo todo tipo de injustiça, como Hitler e tantos outros, e em um determinado momento transferir todas as injustiças cometidas para outro, e sair ileso.  Sim, é isso que a doutrina equivocada da graça ensina em todos os sistemas religiosos: Não importa o que se tenha feito, Jesus pagou tudo isso na cruz. Eu mesmo ensinei isso por décadas. Mas isso não é compatível com a verdade, não. O que o homem semear, isso seguramente ele, somente ele, vai ter que colher. Ninguém pode pagar por ele, ninguém mesmo! Imagino quantas surpresas os defensores dessa teoria estão tendo, ao chegarem à outra dimensão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário