🙏 2º Diálogo que tive com meu amigo Alsibar

                     2º Diálogo que tive com meu amigo Alsibar, muito interessante, aprendi muito com ele.

             O QUE FAZER ENQUANTO A ILUMINAÇÃO NÃO              VEM!

Nesse diálogo, eu converso com o Aramísio sobre  a questão do que fazer enquanto a iluminação/despertar não chega. Tem algo que a pessoa possa fazer até lá? Leia até o final e descubra. Novamente, aviso que este é um assunto mas voltado para buscadores avançados  que realmente querem encontrar a Verdade/Deus/Iluminação etc. Caso seja esse seu caso, aproveite a  leitura!

Aramisio: Eis a minha questão de hoje:                Então, como devemos nos comportar no processo espiritual enquanto a iluminação não acontece, uma vez que  o que fazemos nos atrapalha? Deve haver alguma coisa! Se não agirmos de alguma forma, a impressão que se tem é que nada de bom vai acontecer, porque a tendência humana é para o mal e não para o bem.

Alsibar: Vamos por partes pra vc entender melhor

Aramisio: Ok

Alsibar: Quero deixar uma coisa bem clara: você não pode fazer nada em relação à ILUMINAÇÃO . Por quê? Porque Iluminação é o encontro com DEUS, com a Consciência Crîstica, com a Eternidade, com a Verdade. E por que você não pode fazer nada pra chegar até Ele? Simples....porque ele é o Infinito, o Impensável, o Indescritível. Não é você que vai até Deus. É ele que vem até você.

Aramisio: Sim, entendo, até aqui tudo bem

Alsibar: A ideia de conquistar o Reino de Deus é equivocada. Você não conquista nem alcança nada, você se rende, se entrega. E nessa entrega é possível que Ele venha. Então até que ele se manifeste,  o que posso fazer?

Aramisio: Isso

Alsibar: Você pode fazer muita coisa mas NUNCA ter a pretensão de achar que o seu “fazer” o levará até lá.

Aramisio: Mas se eu não fizer as coisas certas, invés de progredir, serei atrapalhado.

Alsibar: O que você chama de "coisas certas"?

Aramisio: As certas seriam aquelas que contribuiriam para o processo de crescimento e as que me atrapalham, seriam as "erradas".

Alsibar: Sim. Você pode fazer muitas coisas sim. Mas- repito- nunca ache que essas coisas é que vão produzir a Iluminação entendeu? Você pode sim crescer, amadurecer espiritualmente. Você  pode preparar a casa pra vinda do Bem Amado. A casa é sua mente, seu espírito. Você pode deixar o espírito aquietar-se, pode orar pedindo sabedoria, ler boas leituras. As leituras devem ser vistas como processo de informação e conhecimento- com suas limitações. Não a via para Deus.

Alsibar: Entendeu a diferença? Então, como se  dá o processo de aquietamento?

Aramisio: Seria isso: "Se o Senhor não edificar a casa,

em vão trabalham os que a edificam;

se o Senhor não guardar a cidade,

em vão vigia a sentinela." (Sl 127)

Alsibar: Exatamente

Aramisio: Tenho ideia, sim, mas na prática é mais difícil.

Alsibar:  Do que você tem ideia especificamente?

Aramisio: Seria estar em serenidade, descanso, repouso, tranquilo, sem se deixar levar pelo tumulto externo. Ou mesmo sem perceber o tumulto.

Alsibar: A questão principal não é o tumulto externo mas o interno. Se o interno estiver tranquilo, o externo não o abalará.

Aramisio: Ser absorvido pela essência Divina que está no nosso interior.

Alsibar: Não! Vai com calma. Você não sabe o que é a essência divina. Ninguém sabe. A tal “essência divina” não pode ser tratada assim.

Aramisio: Foi que quis dizer, o repouso ou quietude é isso, não leva em consideração o tumulto externo, isso quando internamente estamos quietos

Alsibar: Exatamente. Você não tem que ficar pensando em “essência divina” porque isso é só uma ideia, um pensamento. Você só tem que se desligar totalmente de si mesmo, esquecer de si mesmo. Então, você pode fazer muitas coisas pra amadurecer espiritualmente. Comece com pequenas coisas, faça o bem sempre que puder- mas sem intenções, sem buscar recompensas. Cultive bons pensamentos, mas depois se solte, se aquiete. Deixe-se esvaziar-se. Fique nisso por alguns segundos ou minutos.

Aramisio: Certo

Alsibar: Isso não é algo que você faz. Você apenas se senta em algum lugar e a sua mente vai se aquietando naturalmente. Nas primeiras tentativas talvez não aconteça nada.

Aramisio: Entendo

Alsibar: E talvez até a mente se torne  até mais agitada do que o normal. Não lute. Não faça isso por obrigação. NÃO transforme isso numa técnica. Apenas esqueça de tudo, Deus, Iluminação, Despertar... tudo! Inclusive de si mesmo, por alguns instantes e será o bastante.

Esse Deus que você pensa e quer alcançar NÃO é o verdadeiro Deus. Deus não pode ser pensado. Ele é o Impensável. É só quando o pensamento para por si mesmo, que você poderá ter um leve “gostinho” dele.

Aramisio: Pois é, no silenciar da mente que mora a dificuldade.

Alsibar:  Quanto mais você forçar mais difícil ficará, por isso NãO FORCE. Não busque por mais. A mente vai silenciar no seu próprio tempo. Não será quando você quiser. Mas você deve dar a ela oportunidades para que ela se aquiete naturalmente. E aos poucos ela irá se aquietando.

Aramisio: Há uma teoria de que a mente nunca se silencia e nem tão pouco se esvazia, por isso precisa-se de mantra.

Alsibar: Não.  Você já está noutra fase. Mantra é pra quem quer controlar a mente.

Aramisio: Pode ser...

Alsibar: O que você quer? Encontrar a Iluminação ou controlar a mente? São duas coisas totalmente diferentes.

Aramisio: Não, não uso mantra, me refiro como exemplo.

Alsibar: O mantra te dá poder sobre a mente mas em compensação o ego se fortalece. A mente tanto silencia, quanto se esvazia. Isso acontece de forma natural quando você entende os processos egóicos. Ela pode silenciar por alguns segundos apenas... mas nunca tente controlar, nem praticar esse silêncio. Com o tempo o silêncio vai se tornando cada vez mais presente.

Aramisio: Buda conseguiu quando chegou no fim de sua procura, dizem.

Alsibar: Pronto é isso mesmo! O que você NUNCA pode fazer é querer controlar esse processo. Há muitas lendas em relação a Iluminação de Buda. Mas há uma em particular que acho ser verdadeira que é quando ele vê a si mesmo -seu ego- como seu maior e último obstáculo. Lembra disso?

Aramisio: Sim

Alsibar: Então,  você mesmo é o seu maior empecilho.

Aramisio: E não somente no caso dele, não...

Alsibar: Exato... isso é pra todo mundo!

Aramisio: É o ego

Alsibar:  Sim, isso mesmo!  Quando você esquecer essa coisa de ter que se iluminar, de ter que alcançar isso ou aquilo, só então você abre o caminho... Porque é o ego quem busca o mais. É o próprio ego - que busca, que deseja, que idealiza- e é, ele mesmo, a raiz de todo o mal.

Aramisio: O pior que esse sempre foi o meu propósito maior, a iluminação, mesmo chamada por outros nomes: Pleno mover do Espírito Santo, vida abundante, vida frutífera, etc.

Alsibar: Sim, entendi. Mas veja o paradoxo: enquanto você viver preocupado, buscando, pelejando , tentando encontrar a Iluminação você não a encontrará.

Aramisio: É muito paradoxal, mesmo.

Alsibar: Porque é o ego que está no centro disso tudo. A iluminação que o ego deseja é apenas sua própria satisfação e ilusões projetadas. De fato, o que ele quer é prazer, felicidade e segurança. Mas a verdadeira iluminação pode não ter nada a ver com essa imagem idealizada que o ego cria como forma de perpetuar-se a si mesmo.

Aramisio: É exatamente isso que tenho feito há décadas, rs

Alsibar: O ego quer se sentir bom, Iluminado, poderoso, seguro, feliz, e em paz.... Tente um novo caminho!

Aramisio: E como quero!

Alsibar: Dicas.... Faça caminhadas de vez em quando. Pelo menos uma vez por semana. Ao longo do dia tire alguns instantes para ficar quieto, sem fazer nada... totalmente livre de toda preocupação, ansiedade ou obrigação. Nos instantes antes de dormir, ou ao acordar são momentos propícios pra ficar nesse estado de relaxamento e entrega total.

Aramisio: Antes da pandemia eu caminhava um hora por dia, pretendo fazer novamente.

Alsibar: Bons pensamentos, boas intenções, oração pedindo a Deus sabedoria. Peça com sinceridade e ele lhe dará, Ele o guiará até ela.

Aramisio: Amém, com certeza!

Alsibar: Bons filmes, boas leituras, boas ações. Fé , paciência e entrega absoluta a Deus no sentido de deixar de se preocupar consigo mesmo. Respirando bem, de forma natural e profunda, sempre que puder. Esqueça a tal da “autor realização”. O ego não pode se autor realizar. Ele apenas sai de cena e então vem a tranquilidade, a paz e o silêncio.

Aramisio: Verdade

Alsibar: Procure se autoconhecer. Veja se suas atitudes e sentimentos são condizentes com o amor e o bem. Procure ser verdadeiro e sincero em tudo o que fizer. Tenha a Verdade como sua luz, sua bússola, seu referencial

Aramisio: Sim, com certeza!

Alsibar: E cuidado com o “VIR-A-SER”. Você sabe o que é o “vir-a-ser”?

Aramisio: Não

Alsibar: É o desejo de ser ou tornar-se  algo diferente daquilo que você é. É uma grande armadilha porque é o ego quem deseja isso. E consequentemente ele nunca se tornará diferente daquilo que ele é. Essa mudança consciente está no campo do ego. É o ego que pensa: quando eu for iluminado serei feliz, serei respeitado, serei poderoso! TODA A MUDANÇA OCORRE DE FORMA INCONSCIENTE porque se for consciente, será do ego!

Aramisio: Eh, o problema é esse camarada, chamado ego.

Alsibar: Mas à medida que sua consciência for se expandindo, à Luz do verdadeiro entendimento, então o ego vai perdendo sua força e centralidade.

Aramisio: Estou entendendo...

Alsibar: Quando você vai saber que ele está se enfraquecendo? Quando você não estiver  mais preocupado em tornar-se algo, ou em realizar algo no futuro. Quando você acalmar seus impulsos em relação a qualquer mudança CONSCIENTE, proposital e intencional então virá a calmaria, a paz. Resumo da ópera: QUANDO VOCÊ ENCONTRAR SUA PAZ INTERIOR, o resto virá naturalmente. Ficou claro agora?

Aramisio: Maravilha! Está claro, só tenho que colocar em prática.

Alsibar: Aram... Não é uma pratica. Relaxar não precisa de prática...

Aramisio: Para mim, talvez não para você, ainda é teoria que precisa colocar em prática, porque só assim virão os resultados, mesmo sem busca ou expectativa.

Alsibar: Quando você NÃO PRATICA nada e não busca nenhum resultado então você relaxa... isso é natural, automático.

Aramisio: "Prática" é só uma forma de expressão, mais eu entendi, sim

Alsibar:  Você já ouviu falar no Bhagavad Gita? Lá Krishna diz:” Aja sem se preocupar com os resultados”. Jesus disse: “e quando terminardes tudo que vos foi pedido dizeis: sou servo inútil, apenas fiz minha obrigação”. Os taoístas chamam isso de “ wu-wei”: ação pela não-ação. Então, esqueça os resultados. Ele não é de sua competência. Você passou uma vida buscando resultados não foi? E o que teve?

Aramisio: É verdade

Alsibar: Quase nada. SIGA UM NOVO CAMINHO. Esqueça os resultados, esqueça as práticas. Isso é o que significa abandonar-se  em Deus! Silêncio, quietude, paz Interior, fé... é td o que você precisa. Nada mais. O resto vira por si mesmo!

Aramisio: Sim, verdade! Muito bom, tenho muito que refletir em tudo que dialogamos aqui.

Alsibar : Não queira mais nada pra si. Não deseje mais ser, nem tornar-se nada.  Apenas Deus é. Nós não somos nada!

Aramisio: Não, mesmo!

Alsibar: Quando você encontrar sua própria nulidade e insignificância. Então aí sim, você estará livre do poder do ego. Mas o ego que diz “ sou insignificante” está sendo ladino. O sentido da insignificância reside no silêncio, na paz, no sentido de total incapacidade  e limitação do ego em relação à Deus! Isso não pode ser expresso em palavras. Tem que ser sentido, vivido.

Aramisio: Sim, isso mesmo!

Alsibar: Você não tem poder nenhum de obrigar Deus a se manifestar. Nem eu, nem ninguém, pois nada somos. Ao reconhecer isso como um fato e não como uma ideia... Então você prepara a casa, prepara o terreno. Mas não fique esperando. Não fique tentando ver Deus. Você não o verá quando ele estiver presente. Mas quando ele passar... deixará seus rastros de Luz  que são os sinais de sua passagem tais como: gratidão, amor, paz, fé, generosidade, humildade, sabedoria, luz, serenidade, equanimidade, força, equilíbrio, energia e  muito mais! Entendeu?

Aramisio: Sim.

Alsibar: É isso!

Aramisio: Maravilha! Gratidão !

Alsibar: Só mais uma coisa: nunca esqueça que “a quem tem mais será dado”. Vá vivenciando essas virtudes na medida do possível, de acordo com sua capacidade. Sendo grato a tudo que Deus nos dá; procurando fazer o bem, sendo verdadeiro e aquietando-se sempre que puder. Tudo isso ajuda a criar um novo padrão vibratório que lhe ajudará nessa jornada até a Mutação Interior. Que é quando a Luz Divina ou Crística explode dentro de você, botando abaixo as rígidas estruturas egóicas para sempre. Mas não fique ansioso, não crie expectativas... tenha fé e paciência que tudo chegará na hora certa!

Aramisio: Certo

Alsibar: Basta por hoje né?

Aramisio: Sim, agora vou refletir sobre tudo, rs

Alsibar: Sim. Mas depois de refletir NÃO ESQUEÇA de silenciar sem forçar, nem tentar prolongá-lo. Deixe tudo acontecer o mais naturalmente possível. Quando ele for, se foi. Se levante e vá fazer outras coisas!

Aramisio: Certo

Alsibar: Abcs amigo. Qualquer coisa estamos por aqui!

Aramisio: Foi muito esclarecedor! Ok, gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário